Nestlé compra Kopenhagen em transação de R$ 4,5 bilhões
A Nestlé Brasil assinou nesta quinta-feira (7) o contrato para aquisição do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau.
O valor da operação não foi divulgado, mas, segundo apuração do IM Business, seria de, aproximadamente R$ 4,5 bilhões As partes envolvidas esperam que o negócio seja finalizado em 2024.
A Kopenhagen havia sido comprada em 2020 por fundos da gestora de private equity americana Advent, que decidiu sair do negócio agora.
Este é o segundo desinvestimento da americana no varejo brasileiro neste trimestre: em agosto, o fundo zerou sua participação no Carrefour do Brasil. Contudo, as motivações para cada operação são diferentes.
Enquanto a saída do Carrefour mirava na redução de exposição a um setor que passa por desafios, com a Kopenhagen, a motivação era a realização de lucro.
Nos três anos que teve o controle do negócio, a Advent impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do Grupo e acelerou a transformação digital da rede.
“Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”, diz, em nota, Wilson Rosa, sócio da Advent corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região.