Publicidade

Prefeitura de Matão está concluindo terceira fase das obras de controle das enchentes

06241ea3 28b3 4bbe b5e8 62c148f31f49O principal objetivo é aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais, visando a redução de alagamentos nas áreas da Rua São Lourenço e Avenida Padre Nelson.

Esta nova etapa consiste na construção de bueiros, bocas de lobo e na instalação de tubulações para a captação das águas pluviais provenientes dos bairros Residencial Olívio Benassi, Jardim Cambuy, Las Lomas e parte do Jardim Buscardi. Essas melhorias estão sendo realizadas graças a um convênio estabelecido entre o município e o Governo do Estado, com investimentos que ultrapassam os R$ 2 milhões.

O prefeito Cido Ferrari destacou a importância deste passo significativo para Matão na resolução de um problema antigo que afetou muitos residentes da cidade. “O escoamento adequado das águas pluviais evita muitos transtornos e danos em toda a infraestrutura do setor urbano, além de evitar riscos à vida das pessoas. São obras essenciais para nossa cidade que fazem parte do crescimento e planejamento urbano adequado”, salientou.

Os bairros mencionados contribuem com um grande volume de água que chega rapidamente ao Rio São Lourenço. Através deste sistema de drenagem, a água é primeiramente captada para uma represa de contenção e, gradualmente, é direcionada para o rio. Isso evita o assoreamento do rio e, consequentemente, reduz as ocorrências de enchentes.

As fases anteriores do projeto de obras antienchentes incluíram a construção de quatro represas de contenção na primeira fase, em 2006. Essas represas foram localizadas próxima à Rodovia Faria Lima, duas na região do córrego Las Palmas (na Via Narciso Baldan e na Via Milcíades Bottura) e a quarta na área acima do conjunto poliesportivo. A segunda fase consistiu na expansão da calha do Rio São Lourenço e na construção de sete novas pontes, desde a Prefeitura até a Avenida Santo Antônio.

A terceira fase, que está na fase final, integra as obras de canalização das águas que passam pelos seguintes trechos:  Avenida Antônio Gorgatti, entre a Avenida Baldan até a Rua Vicente Vespa; Avenida Baldan, entre a Avenida Trolesi até as proximidades da Avenida Padre Nelson; Avenida Habib Gabriel e Avenida Araraquara, entre a Avenida a Rua Antônio Bovo até a Rua Iolanda Tagliavini Groppa; e Rua Antônio Bovo, entre a Avenida Araraquara até a Avenida Trolesi. Nesta semana os serviços são realizados na Avenida Alberto Benassi, entre a Avenida Bortolo Biava até a Avenida Francisco Malzoni.

“Os serviços executados consistem na instalação de tubulações que formam um canal de escoamento das águas. Este sistema irá captar todo o volume de água e redirecioná-lo para a represa de contenção, localizada atrás do conjunto Poliesportivo, no bairro Nova Matão. Lembrando que o sistema já está em operação, e quando houver chuvas mais intensas, todos vão perceber o desempenho e a função destes investimentos que são feitos por debaixo da terra”, explica o secretário de Serviços Públicos e de Manutenção, Geraldo Lesbão Meira, o Mineiro.

O Governo Municipal também busca recursos para a etapa subsequente dessas melhorias (quarta fase) que envolve a implementação de um sistema de drenagem avançado, que incluirá a construção de uma galeria celular no lado direito da Avenida Padre Nelson. Essa galeria será responsável por captar parte das águas provenientes do Centro, Vila Santa Cruz e Nova Matão.

d4b16ef4 ae91 45e4 80cf 551806a0f29e

Pesquise no Site