I Simpósio Diálogos sobre violações de direitos da pessoa idosa é realizado em Matão
O evento faz parte das ações da campanha nacional ‘junho Violeta’ realizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O junho Violeta, é o mês de conscientização sobre os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. O objetivo é provocar reflexões sobre responsabilidades individuais e coletivas, bem como elencar os serviços de atendimento, em prol da construção de uma sociedade que respeita e garante os direitos da pessoa idosa. Na oportunidade o CMPI homenageou a ‘Dona Rosa’, atleta do projeto ‘Volei Adaptado’, pelo belo exemplo de vivacidade na melhor idade.
O prefeito Cido Ferrari fez a abertura oficial do I Simpósio: “agradecemos e parabenizamos as pessoas que estão à frente das instituições e órgãos públicos, que cuidam da causa da pessoa idosa e reforço a importância da valorização desse público, que com grande experiência de vida pessoal e profissional dão contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou o prefeito.
Além do prefeito Cido Ferrari, também estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: China Calabres, presidente da Câmara Municipal; Davison Sansei, vereador; Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), secretário de Serviços Públicos; Robson Moreira, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil; Orivaldo Reguin (Faro), secretário da Saúde; Dr. Alfredo Gagliano Jr., delegado de Polícia Civil; Dr. Fábio Alberto, da OAB.
Em consonância com a Lei Federal, que estabelece e orienta sobre a ‘Campanha Junho Violeta’, em Matão existe a Lei Municipal nº 0129/2023, de autoria do Vereador Davison Sansei. A referida propositura institui e inclui no Calendário de Festas e Eventos do Município de Matão a ‘Campanha Junho Violeta’, para a conscientização, enfrentamento e a prevenção da violência contra a pessoa idosa.