Estudantes matonenses são finalistas do programa EPTV na Escola
Com o tema ‘Inteligência artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro’, o concurso de redação da EPTV é voltado, tanto a alunos da rede municipal, quanto estadual, particulares e do SESI, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.
Neste sentido, no dia 04 de outubro uma comissão de 15 alunos semifinalistas, acompanhados de dois professores da rede municipal de ensino, Tatiane Luzia Jardim Cardoso e Rui Roberto de Souza, visitaram os estúdios da EPTV, o SESC São Carlos e o Centro de Educação Ambiental da UFSCAR. A visita trouxe mais expectativa pelo resultado final, que acontece no dia 14 de outubro, sendo que os dez finalistas, bem como a escola do (a) primeiro (a) colocado (a) e os professores ganharão um televisor HD. Há ainda certificados de participação e classificação e a oportunidade de participar da produção de uma série de reportagens baseadas em seus textos, que serão exibidos no telejornal da emissora. Os professores-orientadores desses alunos e a escola do primeiro colocado também recebem prêmios.
Trata-se de uma parceria entre a EPTV e as Secretarias Municipais de Educação das cidades da área de cobertura geográfica da emissora. Os 15 (quinze) estudantes classificados de cada cidade ganham um dia de passeio em São Carlos, onde visitam a EPTV, SESC e a UFSCAR.
Em Matão, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura assume a responsabilidade pela divulgação do Programa em todas as instituições de ensino, sejam elas municipais, estaduais, particulares ou do SESI. Além disso, cabe à Secretaria a inserção das inscrições pertinentes na Plataforma EPTV, bem como a organização do transporte e viagem.
Este ano, para selecionar as redações foi criada uma Comissão, através da Portaria nº15.746 de 28/05/2024, assinada pelo prefeito Cido Ferrari, que designou três professoras do componente de Língua Portuguesa, com a tarefa de avaliar e classificar as 15 (quinze) redações semifinalistas do Projeto EPTV na Escola 2024. São elas: profª Eline Fernanda Nonis Sixto; profª Márcia Divina Rossato; profª Tatiani Luzia Jardim Cardoso.
"Parabéns a todos os estudantes, professores e a EPTV pela iniciativa, estamos contentes com a participação dos nossos alunos de Matão, pois é uma maneira de debater assuntos importantes e depois escrever sobre como a inteligência artificial vai impactar na nossa cidade e no mundo, do ponto de vista positivo e talvez negativo, de modo que esses estudantes possam se preparar para esse enfrentamento tecnológico", salientou o prefeito Cido Ferrari.