Projeto piloto de realocação, tira tradicional (Feira do Bosque) da Avenida São Paulo
No domingo (27/10), a Prefeitura de Matão dará início a um projeto piloto de realocação da tradicional "Feira do Bosque", atualmente realizada na Avenida São Paulo, no cruzamento com a Av. Francisco Mastropietro.
A proposta faz parte de um estudo técnico e logístico de mobilidade urbana e de incentivo à economia local, que visa melhorar a fluidez de veículos na região, a acessibilidade dos frequentadores, além de ofertar mais espaço e melhores condições de trabalho aos feirantes e movimentar a economia da cidade.
A “Feira do Bosque” ocorre atualmente em um trecho da Av. São Paulo, com início a partir da Rua Ottoni Correa, se estendendo até a Av. Francisco Mastropietro e nela converge à direita, até o cruzamento com a Av. Alagoas.
A disposição atual das estruturas das barracas e veículos dos trabalhadores impactam significativamente em diversas vias do bairro causando interrupções na Rua Bahia, na Rua Amazonas, na Rua Enzo Castelaine e na Rua Guido Cardim.
Com a nova localização temporária as barracas serão transferidas para a Avenida Francisco Mastropietro, liberando totalmente a Avenida São Paulo entre o trecho que corresponde a Rua Ottoni Correa e a Av. Francisco Mastropietro. Inicialmente o projeto foi aprovado pelos feirantes, que apoiaram a mudança com o objetivo de avaliar o impacto positivo na organização e no acesso à feira.
Para garantir uma distribuição justa e equilibrada, a disposição das barracas será organizada pelo Departamento de Fiscalização e Posturas, assim como durante as primeiras semanas de transição, as equipes do Departamento de Trânsito ficarão no local para garantir a organização e orientar sobre a ocupação dos espaços.
Além da Feira do Bosque, Matão conta com outras feiras tradicionais em diferentes bairros, como a Feira do Bairro Alto, na Avenida Campos Sales (sábado); a Feira do Produtor Rural, que ocorre às quartas-feiras, na parte externa do Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”; a Feira da Vila Santa Cruz, na Av. Teófilo Dias de Tolêdo (sexta-feira).
Além destas também existem com menor quantidade de barracas e que resistem ao tempo mantendo a tradição, como a Feira do jardim Popular, na Avenida Mato Grosso do Sul; a Feira do jardim Santa Rosa, na Rua Aristodemo Pompeu Lanza (terça-feira); a Feira do jardim