Publicidade

Biblioteca Municipal realiza "Feira do Livro"

BIBLIOTECA REALIZA FEIRA DO LIVROTítulos diversos estão disponíveis a preços simbólicos durante período das férias escolares

A Biblioteca Municipal “Maria de Lourdes Lian” realiza mais uma edição da 'Feira do Livro'. A ação iniciou neste mês de novembro e permanecerá durante o período das férias escolares com o objetivo de difundir a leitura.

FEIRA DO LIVRO 01De acordo com a bibliotecária Silvia Helena Caldas Frattini, a 'Feira do Livro' é voltada para os públicos infantil, jovens e adultos com títulos desde as fabulas até best-sellers. “Este evento é uma maneira lúdica e integradora que atua como uma ferramenta diferenciada na formação do indivíduo, pois contribuirmos com o estimulo e formação de hábito para a leitura, sobretudo no período das férias escolares, quando crianças e jovens poderão desfrutar de momentos da leitura”, enfatiza.

FEIRA DO LIVRO 02Vale ressaltar que a Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018, institui a Política Nacional de Leitura e Escrita como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. Em seu parágrafo único prevê que esta Política será implementada pela União, por intermédio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e com a participação da sociedade civil e de instituições privadas.

FEIRA DO LIVRO 03Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, explica que as diretrizes desta lei são a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, sendo o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, a fim de possibilitar a todos, inclusive por meio de políticas de estímulo à leitura, às condições para exercer plenamente a cidadania para viver uma vida digna e para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa. "Ainda busca o fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a articulação com as demais políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do País, especialmente com a Política Nacional do Livro, instituída pela Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, o reconhecimento das cadeias criativa, produtiva, distributiva e mediadora do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas como integrantes fundamentais e dinamizadoras da economia criativa”, reforça.

Assim, a proposta do fomento à leitura, conforme cita Silvia Helena, estão em consonância com as políticas públicas nacionais, bem como nos princípios e diretrizes dos Planos Nacionais de Educação (PNE), de Cultura (PNC) e Plurianual da União (PPA). A 'Feira do Livro' pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Biblioteca Municipal fica na Rua Jose Bonifácio, nº 887, no Centro. Para mais informações, basta ligar no telefone 3382-6642.

Pesquise no Site