Publicidade

Executivo oferece abrigo às pessoas em situação de rua

1 cVagas serão disponibilizadas no prédio do Espaço Amigo de Matão por conta da pandemia do coronavírus.

A Prefeitura de Matão informa que vai assegurar vaga para pessoas em situação de rua no prédio do Espaço Amigo (antigo Renascer) no Bom Retiro.

Além disso, será oferecida alimentação (café da manhã, almoço e jantar) durante todo o período de quarentena por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). A ação começou na quinta-feira (26) por determinação do prefeito Edinardo Esquetini, seguindo orientações do Ministério Público, e funcionará como uma parceria entre as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Educação e Cultura e de Saúde, o Departamento de Transporte e a Guarda Municipal.

O prefeito Edinardo Esquetini aproveitou para parabenizar a ação e prestar contas de como está sendo realizado o serviço para conter a ploriferação do coronavírus na cidade de Matão. “Estamos aqui em mais uma ação do nosso governo sobre a questão do coronavírus. Desta vez, nós estamos tratando a questão das pessoas que estão em situação de rua e que transitam pela nossa cidade e que muitas vezes se encontram desguarnecido por vários bairros da nossa cidade e que tem sido uma preocupação muito grande da nossa gestão. Nesse quesito tivemos uma conversa com o promotor de Justiça e também conversando com o Carlão Rondanin, que é o nosso secretário de Assistência Social do município, para que nós adotássemos políticas voltadas para isso, e isso foi levado por uma reunião na terça-feira junto ao comitê do gabinete de gestão e monitoramento dessa situação do coronavírus. Esse gabinete é formado por técnicos altamente capacitados que nos orientam e dão as diretrizes que nós temos que adotar para resolver certos problemas e aí o Carlos Rondanin com toda sua experiência na pasta montou um plano e apresentou para eles e nós gostaríamos de apresentar para toda a comunidade matonense”, relata Esquetini.

Carlão Rondanin, secretário de Assistência Social, explica que o local não será um confinamento, mas sim um espaço de segurança para que ninguém seja contaminado com o Covid-19. “Com a suspensão das atividades do projeto, o prédio ficou vazio, mas como temos uma estrutura grande com cozinha e salas que podemos colocar colchões para que as pessoas em situação de rua possam dormir seguras, resolvemos oferecer este local para que todos fiquem protegidos do coronavírus. Ainda não sabemos o número de pessoas que vamos recolher, contamos com aproximadamente 35 nesta situação e que vamos convidar para ficar alojado no Espaço Amigo recebendo alimentação e todos os cuidados necessários”, relata.

De acordo com Carlão, ainda não está definido um período exato que as pessoas ficarão abrigados, mas a previsão é de 30 dias. “Pensamos em 30 dias, porém, caso tudo volte ao normal, vamos encerrar a ação até porque precisamos do prédio para realizar as atividades com as crianças do Espaço Amigo. Lembrando que este abrigo foi uma solicitação amigável do Ministério Público, por meio do nosso promotor Dr. Cléber Defina, ao Executivo e nosso prefeito Esquetini abraçou a ideia e unimos forças para realizar este projeto”, destaca Carlão.
O prefeito aproveitou para reforçar que os decretos municipais continuam em vigor e que é muito importante que a população continue em casa.

1 c

Pesquise no Site