Publicidade

Governo deve antecipar 13º salário do INSS e abono salarial em 2021

13inss 1200x675O governo federal deve decidir a antecipação de dois benefícios no início de 2021.

Após o fim do Auxílio Emergencial em dezembro, e sem perspectiva de prorrogação do benefício que chegou a quase 70 milhões de brasileiros, a equipe econômica do governo está estudando a antecipação do abono salarial de 2021-2022 e do 13° salário dos aposentados do INSS.

As medidas fazem parte da estratégia do governo para minimizar os impactos da pandemia que ainda apresenta crescimento no número de casos ativos até que seja possível iniciar a vacinação.

A antecipação do décimo terceiro dos aposentados e do abono PIS/PASEP 2021 pode se confirmar segundo assessores presidenciais, que afirmaram ainda a intenção do governo de iniciar o pagamento da primeira parcela do 13º do INSS já no mês de fevereiro e a segunda parcela, em março.

O adiantamento do saque do abono salarial deve seguir o mesmo calendário. Apesar de ainda não ter sido confirmada por Bolsonaro, a antecipação dos benefícios já havia sido divulgada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no ano passado.

As iniciativas são consideradas viáveis por Guedes, visto que já estão previstas no orçamento de 2021 e não teriam custo extra.

13inss 1200x675

Pesquise no Site