Publicidade

Campanha Outubro Rosa tem diversas ações e carreta da mamografia estará em Matão

7eb5a9b6 e3ff 4b0e ba39 302c47359461A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal da Saúde está com uma programação especial dedicada ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa.

As ações que acontecem desde o início do mês têm o objetivo de conscientizar homens e mulheres sobre o tema e, principalmente, alertar sobre a importância do autoexame para o diagnóstico e tratamento precoce.

“Saliento que a Saúde de Matão vem executando um trabalho grandioso para ofertar os serviços. A maioria da população sabe da importância desta identificação antecipada e todos os riscos que a doença tem contra a vida. Espero que o público-alvo não deixe para depois, afinal, a doença pode ser revertida com simples atitudes”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.

Segundo dados do  Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. A maior incidência está nas mulheres, pois este tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas,  sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito.

No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

“Independentemente dos sintomas, a campanha em Matão está sendo trabalhada para o incentivo aos cuidados que podem fazer a diferença nesta prevenção, entre eles, a prática da vida mais saudável, a importância do comparecimento ao médico regularmente, a realização dos exames, a continuidade do tratamento, e no caso das mulheres com mais de 50 anos, a realização da mamografia”, enfatizou o secretário da Saúde Ademir de Souza .

Ações Outubro Rosa

Dando continuidade à Campanha de Saúde “Viva Mais, Viva Melhor”, nos dias 17 e 24 de Outubro,  as equipes da Secretaria  da Saúde estarão na feira do Jardim do Bosque realizando os agendamentos para o exame de Papanicolau e colocação do DIU, além disso também serão disponibilizadas as vagas para o atendimento na  Carreta da Mamografia.

Ao longo deste mês, os profissionais da Rede Básica de Saúde visitam as indústrias, o comércio, as Escolas Municipais e Estaduais realizando os agendamentos das funcionárias que precisam fazer a mamografia.

Carreta da mamografia

Entre os dias 25 e 28 de outubro, Matão vai receber a Carreta da Mamografia do Hospital de Câncer de Barretos. As mulheres que tenham idade de 50 a 69 anos, poderão fazer o exame gratuitamente, porém é necessário o agendamento prévio da Secretaria da Saúde de Matão, pois as vagas são limitadas.

A vinda da carreta é uma parceria da Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Saúde e do Programa +Mulher apresentado no canal do Youtube pela empresária Priscilla

Galli e a produtora de eventos Silmara Lacerda, que conseguiram junto ao Hospital de Amor esta agenda para que a atividade pudesse ocorrer em nossa cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3383-6700.

Pesquise no Site