Matão terá Pontos de Controle de Qualidade de água
A concessionária Águas de Matão começou a instalar esta semana Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversos pontos da cidade a fim de intensificar o controle da qualidade da água que chega à casa do matonense.
As primeiras unidades foram instaladas no Distrito Industrial Adolfo Baldan e em frente à Escola Adelino Bordignon. De acordo com informações do Gestor de Tratamento da Águas de Matão, Paulo Guerreiro, os pontos estão sendo definidos a partir de locais com maior concentração de pessoas. Dessa forma, é possível também apurar uma amostra real de consumo.
Os PCQs são sempre instalados em pontas de rede, assim a análise também investiga se a água tem a mesma qualidade nas duas extremidades. Depois de coletadas, as amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água, onde passam por testes físico-químicos e microbiológicos.
“Fazemos uma comparação entre a água que sai do reservatório e a que chega no PCQ. Assim, podemos avaliar a qualidade com mais precisão”, explica o gestor. A meta é instalar aproximadamente 100 unidades, abrangendo todas as regiões da cidade, até o 2º semestre. As próximas unidades serão instaladas na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Escola do Caju), na Vila Cardim, e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do Portal Terra da Saudade.