ADEMIR DE SOUZA QUER PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO MORADORES E DE PAIS E MESTRES
PARA IMPLANTAR HORTAS NAS ESCOLAS E COMUNITÁRIAS
Na Sessão da Câmara desta Segunda Feira (25/08), o Vereador Ademir de Souza apresentou a Indicação nº 606/2025 que pede ao Prefeito Cido Ferrari a elaboração de estudos para a implantação de um programa em parceria com Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipal e Estadual, para implantação e execução dos Programas de Horta Comunitária ou nas Escolas conforme as Leis Municipais nº 5. 519/21 que criou o Programa “Horta nas Escolas – Educar para a sustentabilidade”; a Lei Municipal nº 5.276/19 do Programa Horta Comunitária e a Lei nº 2.835/99 que cria o Programa Horta Comunitária.
De acordo com o Vereador por muitos anos se fala da implantação de Hortas Comunitárias e Horta nas Escolas, cada qual com seus objetivos, seja no sentido de enfrentar a questão da alimentação sustentável, ou através de programa de educação ambiental ou ainda de geração de emprego e renda.
Ademir destacou, entretanto que existe um grande número de Leis neste sentido no âmbito federal, estadual, como também no Município de Matão, conforme as Leis Municipais nº 2.835/1999; nº 5.276/19 e 5. 519/21, razão pela qual o Vereador argumenta a possibilidade de parcerias, através de Termos de Colaboração e Fomento dispostas através da Lei Federal nº 13.019/14, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, que poderiam efetivar essa política pública tão importante na cidade.
VEREADOR ADEMIR DE SOUZA PEDE AMPLIAÇÃO DE COLETA DE LIXO NOS TREVOS
DA RODOVIA WASHINGTON LUIS PARA ATENDER AOS MORADORES DE SITIOS E FAZENDAS
Outra iniciativa do Vereador apresentada na Sessão da última Segunda-feira, foi através da Indicação nº 607/2025 que sugere ao Prefeito providências junto a empresa de Coleta de Lixo, para a ampliação de coleta nos trevos da Cidade de Matão tais como o da Av. Marchesan, bem como no Trevo da Estrada Predilecta; Fazenda Josefina entre outros. De acordo com Ademir, os moradores de sítios e chácaras e outras propriedades localizadas em paralelo a Rodovia Washington Luiz, para poder ver coletado seu lixo doméstico tem depositado os mesmos em lixeiras instaladas em locais improvisados e, em razão de grandes intervalos da coleta, tem acumulado muito lixo, juntando animais, além de causar mal cheiro e poluição visual nas entradas da cidade.
Ademir diz que é necessário que estes locais precisam receber melhores estruturas bem como uma programação mais constante dos serviços de Coleta do Lixo, por isso sugere a necessidade de se encontrar solução que possa melhorar a qualidade dos serviços, bem como a disponibilização da coleta de forma mais constante evitando o acúmulo e possibilidade de transmissão de doenças, mal cheiro e poluição visual que aparenta abandono do lixo nos locais.
ADEMIR DE SOUZA PEDE DOAÇÃO DE VEÍCULO MOVCEUS PARA A CULTURA DA CIDADE
Por fim, o Vereador Ademir de Souza apresentou através do Requerimento nº 522/2025, o encaminhamento de Ofício para a Ministra de Cultura “Margareth Menezes” para a inclusão de Municípios com mais de 50 mil habitantes no Programa MovCEUs do Ministério da Cultura, bem como a DOAÇÃO DE UM VEÍCULO MovCEUs para Matão.
Ademir argumenta que o Ministério da Cultura possui um Programa denominado MovCEUs que tem o objetivo garantir o acesso à cultura, essencial para a democratização dos bens culturais. O MovCEUs são veículos equipados que possibilitam que comunidades de baixa renda localizados nas áreas mais distantes dos centros das cidades, tenham a oportunidade de vivenciar e participar de atividades culturais diversas, fortalecendo o senso de pertencimento e a união comunitária, respeitando as características e necessidades de cada região.
Neste sentido, o Vereador disse que esse programa não é direcionado aos municípios com mais de 50 mil habitantes, portanto uma parcela significativa da população que também demanda estas atividades e os municípios não têm condições de construir equipamentos públicos em todas as regiões, sendo este programa uma alternativa importante para ajudar as cidades. Desta forma o Vereador solicitou o encaminhamento de Ofício da Câmara Municipal realizando o pedido para a Ministra de Estado da Cultura a Senhora “Margareth Menezes”, a inclusão de município com mais de 50 mil habitantes no Programa MovCEUs assim como seja destinado a Doação ao Município de Matão de 1 (um) Veículo do MovCEUs para implantação do Programa na cidade e assim garantir acesso à cultura aos bairros mais distantes do centro da cidade.