Publicidade

No Dia Mundial do Rim, Matão reforça combate ao lúpus

Hospital CFM - fotos site - 14 5 12 - RB 44 1Para o nefrologista Dr. Nelson Gonçalves, acredita que o foco da campanha é a prevenção.

Com tema “Rins Saudáveis”, a campanha deste ano do Dia Mundial do Rim pretende reforçar a necessidade de prevenção e cuidados com os órgãos. Celebrada em 12 de março, a data serve para alertar a população sobre os perigos do mau funcionamento do sistema renal, essencial para o corpo humano.

Responsável por funções importantes no organismo como filtragem do sangue, controle dos níveis de eltrólitos, quantidade de água no corpo, produção de vitamina D, entre outros, os rins são geralmente afetados a partir de alguma doença pré-existente no paciente. De acordo com o nefrologista Dr. Nelson Gonçalves, problemas nos rins geralmente são silenciosos, por isso é necessário cuidado. “Uma avaliação simples pode identificar um problema que, mais para frente, pode evoluir para uma doença renal”, afirma.

As lesões nos rins são preocupantes e, na maioria das vezes, irreversíveis. O descuido com a saúde do órgçao ao longo dos anos costuma culminar no tratamento de hemodiálise. “Há uma porcentagem grande de pacientes diabéticos na hemodiálise e um controle prévio poderia prevenir este tratamento. Por isso, beber bastante água, diminuir o consumo de sal, fazer o exame de creatinina, controlar a diabetes e hipertensão, são ações simples, que no dia a dia podem fazer a diferença”, explica o nefrologista, responsável pela Unidade de Hemodiálise de Matão.

Matão na luta contra o lúpus

Na luta pela prevenção, a matonense Cristina Borracha se colocou a frente de uma equipe para difundir conhecimentos e informações sobre o lúpus. Com o apoio do Dr. Nelson Gonçalves, a porta-voz da doença na cidade acredita que é necessário perder o medo de saber mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.

De acordo com o nefrologista, o lúpus é uma doença autoimune provocada por uma desordem no equilíbrio do sistema imunológico. “Nesse quadro os anticorpor produzidos pelo sistema acabam atingindo o próprio organismo”, diz. A condição pode atingir diferentes órgãos e tecidos do corpo humano, comprometendo o sistema renal. Matão possui um centro de hemodioálise altamente equipado e capacitado para receber os pacientes em casos demasiadamente graves”, afirma Dr. Nelson.

Cristina ainda reforça que os portadores de lúpus são acolhidos pela secretaria de saúde do município, que disponiniliza os medicamentos necessários para o tratamento. “É importante que a população tenha essa informação e procure seu médico”,. conclui  

Pesquise no Site