Publicidade

Mutirões contra o mosquito transmissor da Dengue serão ampliados em Matão

e99d883b baf0 4f1b 8619 24476c940458A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Saúde, retomou a campanha “Todos contra o mosquito”.

Apesar do plano de ação acontecer de maneira ininterrupta, durante o período das chuvas de verão, as equipes reforçam os cuidados com a volta do calendário de mutirões que percorrem os bairros da cidade coletando recipientes e demais materiais inservíveis que possam virar criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Para atender o maior número de residências, neste ano, os mutirões foram ampliados e serão realizados as sextas-feiras e sábados. Em breve, o cronograma será divulgado através da página oficial do município www.matao.sp.gov.br

Com o objetivo de prevenir a infestação da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o Departamento do Controle de Vetores e a Vigilância Epidemiológica mantém uma série de ações técnicas em Matão. Entre os serviços executados pelas equipes de Agentes de Combate a Endemias, estão inclusos vistorias diárias em residências e empresas, aplicação de larvicidas, monitoramento de áreas que possuam casos confirmados ou suspeitos e ações educativas que envolvem escolas e demais instituições.

“Combater a Dengue depende das ações do poder público e, principalmente, da contribuição dos munícipes. Necessitamos de todos para que façam o recolhimento desses recipientes em suas residências e posteriormente, entreguem à equipe da Prefeitura”, frisou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o momento, comparada as cidades da região, Matão encontra-se em situação favorável quanto ao número de pessoas infectadas. Nesta segunda-feira (30), o município registrou o segundo caso confirmado da doença, em bairros distintos. De forma estratégica, além do bloqueio para identificar possíveis focos, as equipes fazem o mapeamento e aplicam a nebulização para garantir que mais pessoas não sejam infectadas.

A Secretaria da Saúde que já está aplicando todos os protocolos de cuidados nos bairros com casos confirmados, já solicitou à Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), o fornecimento de mais inseticida para a nebulização completa da cidade. Além disso, todas as Unidades de Saúde de Matão dispõem de testes rápidos para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença.

“Sistematicamente o nosso município coloca em prática todas as estratégias preventivas para impedir a proliferação da Dengue, porém, nesta época, a situação é preocupante devido ao período de chuvas que favorece o desenvolvimento do mosquito. Portanto, pedimos à população que redobre a atenção quanto ao acúmulo de água e colabore com o município fazendo a notificação nas Unidades de Saúde, pois é através do registro do caso que conseguimos solicitar o abastecimento dos materiais que utilizamos na nebulização”, salientou o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro).

Medidas e cuidados contra o mosquito da Dengue:

Elimine focos de água parada;
Mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
Guarde garrafas com a boca virada para baixo;
Limpe calhas;
Não jogue lixo em terrenos baldios;
Mantenha baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
Higienize os bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

Os principais sintomas da Dengue são:

Febre alta 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

5cd15bb7 0e91 45ce 9aa2 1c9b074fe0bf

Pesquise no Site