Publicidade

Semana do Aleitamento Materno busca conscientização

thais-posto de coletaCom estoque em baixa, Posto de Coleta de Leite Humano incentiva doações

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano foi celebrado no último dia 19, a data que busca incetivar as gestantes e mães em fase de amamentação sobre a importância da doação do leite, serve como alerta para a baixa no número de doadoras.

Mesmo com a constante orientação, o estoque segue baixo. A fonoaudióloga e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano 'Luzia Valila do Nascimento' lembra, “as doadoras precisam entender que a produção do leite depende do esvaizamento das mamas, quanto mais a mãe amamenta – ou esvazia as mamas – mais leite ela produz”. As doações são destinadas aos recém-nascidos e prematuros internados na UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'. “O número de crianças que precisam de leite é grande, então precisamos sensibilizar as mães com leite excedente a ajudarem essas crianças que necessitam”, afirma.

O Hospital, desde fevereiro, com intuito de reforças as doações implementou a coleta exterma. Dessa forma, uma equipe do Posto de Coleta retira o frasco com leite doado diretamente na casa das doadoras. “A ideia é evitar o transtorno da mãe em se deslocar até o Hospital”, explica Thais. A iniciativa rendeu bons resultados, “a resposta foi positiva, disponibilizamos os frascos para a doação, orientamos as doadoras em casa e isso facilita a chegada do leite até o Posto”.

As retiradas devem ser agendadas junto as colaboradoras do Posto no Hospital, informando endereço e dados. De acordo com a coordenadora a doação simples, “o leite deve ser armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica esterelizado. Basta fervê-lo por cerca de 15 minutos e deixar escorrer em cima de um pano limpo. A doadora deposita o leite e guarda o frasco no freezer”.

As doações seguem para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para onde é realizado o controle de qualidade, retornando para Matão em seguida e disponibilizado aos bebês internados na UTI Neonatal e Pediátrica.

O atendimento no Posto de Coleta de Leite Humano ‘Luzia Valila do Nascimento’ é de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, com acesso pela Avenida Siqueira Campos, na recepção do Instituto Cardiovascular/Hemodinâmica/SADT do Hospital de Matão. Agendamentos para retirada e outras informações podem ser obtidas no Hospital pelo telefone 3383-2500, ramal 2133.

Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' | Foto: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'

thais-posto de coleta 

Pesquise no Site