Saúde Bucal infantil é tratada gratuitamente em Matão
Prefeitura mantém 30 dentistas nas unidades de saúde, sendo que sete atendem no CEO e uma odontopediatra no ESF da Vila Guarani.
Para cumprimento das orientações do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada unidade de saúde de Matão há um dentista, clínico geral com assistente, para atender crianças e jovens, dos recém-nascidos até dezoito 18 anos incompletos, bem como adultos e pessoas idosas. Atualmente, no Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Guranani uma odontopediatra, Dra Bianca de Mattos Santos, atende, de segunda-feira a sexta-feira, de forma especializada. Os pacientes com necessidades especiais são atendidos na APAE e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) pela Dra. Andrea Cassiano Boca Braga.
Conforme informou a gerente do Setor de Saúde Bucal, Sarah Ayumi Sakima, “o atendimento voltado ao público adulto é realizado no Centro de Especialidade Odontológica (CEO): tratamento de ‘Reabilitação Oral’, seja a implantação de prótese total e prótese parcial removível, Endodontia (canal), Periodontia (tratamento nos tecidos que suportam o dente), Cirurgia Oral Menor (biópsias, cirurgias de terceiro molares, cirurgias múltiplas e as que são mais complicadas de fazer nas unidades de saúde.”
De acordo com a odontopediatra Bianca de Mattos Santos, que atende no ESF da Vila Guarani, com auxílio de Bárbara Schravinato, “a recomendação é que, crianças a partir do primeiro dente devem passar pelo odontopediatra, bem como precisam higienizar a cavidade bucal, pois podem adquirir a doença cárie e por isso reforçamos a importância do acompanhamento preventivo".
Diariamente, cerca de 10 crianças são atendidas no ESF da Vila Guarani. Esta semana, durante consulta a odontopediatra desta unidade, a mãe de Benjamin de 4 anos, Tânia de Fátima Xavier relatou, “meu filho teve cárie desde bebê, mas logo trouxe aqui no ESF do Guarani e começamos a tratar. Ele deixa cuidar com tranquilidade, por que as profissionais têm um jeito todo especial de conversar, agora só trago ele para consultas de prevenção”, declara.
Saiba mais: https://www.matao.sp.gov.br/saude-bucal-infantil-matao/