Publicidade

Semana do aleitamento materno incentiva o desenvolvimento sustentável

amamentaçãoTema da campanha busca incentivar a amamentação.

Visando divulgar os benefícios da amamentação ao redor do mundo, em 1948 a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Semana do Aleitamento Materno.

Celebrad sempre na primeira semana de agosto de cada ano, a data ter como objetivo mobilizar mães ao redor do mundo para compartilhar e incentivar o ato de amamentar. No Brasil, a campanha recebe apoio de órgãos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, hospitais e ONGs.

“O aleitamento materno oferece ao bebê substâncias nutritivas e de defesa, sendo apropriado para o organismo da criança por conter vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, que não são encontrados no leite de vaca”, explica a coordenadora do Posto de Coleta de Leite do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni', Thais Baldan. A proximidade no ato de amamentação aumenta os laços entre a mãe e o bebê, promovendo benefícios a ambos. “Além de estreitar o laço entre os dois, amamentar ajuda na recuperação pós parto. Por isso eu digo que há uma troca, ao mesmo tempo que o bebê recebe um alimento rico em nutrientes, a mãe pode se recuperar melhor”, afirma Thais.

Por ser indicado nos primeiros seis meses de vida do bebê, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal utiliza o estoque do Posto de Coleta de Leite para alimentar os recém-nascidos. “Existem casos que mãe do bebê não pode doar o leite, então utilizamos o leite que coletamos aqui – e posteriormente é pasteurizado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - que o alimenta e ao mesmo tempo auxilia provendo vitaminas, minerais e afins”, comenta a fonoaudióloga.

Posto de Coleta de Leite realiza coleta externa

O Posto de Leite do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni', oferece uma equipe que realiza coleta externa desde 2015, para que a doadora não precise se deslocar até instituição. A coordenadora do Posto de Leite, Thais Baldan, comenta sobre o serviço oferecido. “Amamentar é uma das atividades mais benéficas para mãe e o bebê. A substituição por outro leite não consegue oferecer as propriedades do leite materno”, diz.

As mulheres interessadas em doar podem agendar junto as colaboradoras do Posto no Hospital, infomando endereço e dados. “O leite deve ser armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica esterilizado. Basta fervê-lo por cerca de 15 minutos e deixar escorrer em cima de um pano limpo. A doadora deposita o leite e guarda o frasco no freezer. Bem simples”, explica a coordenadora.

O atendimento no Posto de Coleta de Leite Humano ‘Luzia Valila do Nascimento’ é de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas, com acesso pela Avenida Siqueira Campos, na recepção do Instituto Cardiovascular/Hemodinâmica/SADT do Hospital de Matão. Agendamentos para retirada e outras informações podem ser obtidas no Hospital pelo telefone 3383-2500, ramal 2133. Fonte: Hospital 'Carlos Fernando Malzoni'

amamentação

Pesquise no Site