Publicidade

Matão vai começar vacinar contra o sarampo de (04 à 31/08)

IMG 8855-2Entre os dias 4 e 31 de agosto, acontece a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Lourenço do Turvo e Matão, exceto no bairro Las Lomas por não possuir sala de vacinação.

Desta vez, o intitulado ‘Dia D’ será realizado em 4 e 18 de agosto, das 8h às 17h. A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, no setor público, a primeira é dada aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral.

Esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação ao longo de todo o ano. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Nas datas definidas como 'Dia D', o grupo prioritário será de crianças de 12 meses a menores de 5 anos. Já pessoas de 5 a 29 anos devem tomar as duas doses da vacina, enquanto as de 30 a 49 anos recebem apenas uma dose da tríplice viral.

Vale ressaltar que, diferente das crianças de 12 meses a menores de 5 anos, estes grupos podem ser vacinados de segunda a sexta-feira em todas as UBS do município, sem precisar esperar os dias separados na campanha. A caderneta de vacinação deve ser apresentada no local para anexar o comprovante da vacina e para atualização.

Na campanha deste ano, as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente. Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, bebês menores de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a vacina.

Sarampo

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. Ela é recorrente em crianças, mas atinge, de forma mais grave, adultos e bebês com menos de 1 ano. A transmissão acontece ao se entrar em contato direto com pessoas infectadas ou mesmo ao tocar em uma superfície contaminada.

Isso ocorre porque as partículas virais conseguem perdurar por um longo tempo no ambiente. O contágio também pode acontecer de mãe para filho durante a gravidez, no parto ou até pela amamentação.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação nos olhos, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Depois disso, começam as manchas vermelhas na pele, podendo aparecer lesões na boca. Em casos de sarampo, não existe um tratamento específico, a única forma de prevenção é a vacina. 

Pesquise no Site