Secretaria de Saúde de Matão alerta sobre vacinação contra HPV
Vacina é recomendada para meninas e meninos entre 9 e 14 anos
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica a vacinação dos adolescentes contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV.
Esta vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, portanto, fica disponível ao longo do ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Lourenço do Turvo e Matão, exceto no bairro Las Lomas por não possuir sala de vacinação. Para receber as doses, o adolescente deverá levar sua carteira de vacinação.
A vacina previne 70% dos cânceres do colo útero, 90% do câncer anal, 63% do câncer de pênis, 70% dos cânceres de vagina, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema, assim como contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos. Segura, a vacina não aumenta o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
Para os meninos, a importância da vacinação é proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero que é o segundo tumor mais frequente na população feminina.