Publicidade

Prefeitura de Matão compra 1200 canetas de insulinas para a Saúde

48bb8a14 b3d0 415c b5bc 3ea31b242015As 1200 canetas de insulinas, das marcas Lantus e Humalog, compradas pela Prefeitura Municipal, chegaram ao município neste dia 23 de março e já estão disponíveis aos pacientes diabéticos na Central de Medicamentos.

É necessário comprar estas insulinas, por que o princípio ativo não pertence a lista ‘padrão’ enviada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas há várias pessoas, em Matão, que precisam especificamente desses medicamentos.

Os médicos da rede pública prescrevem aos pacientes com diabetes, insulinas de diversos tipos e princípios ativos. Os valores pagos, pelo SUS, para a compra das referidas insulinas variam de 200 reais a 5mil reais.

Em geral as insulinas ‘Lantus e Humalog’ custam mais caro para a Saúde pública, do que as demais marcas, e por isso são prescritas aos pacientes, que realmente precisam deste princípio ativo. Para o Prefeito Adauto Scardoelli, “poder comprar esses medicamentos é uma constante preocupação, já que as dificuldades das pessoas que precisam do SUS são extremas”.

As especificidades das insulinas são várias: insulina análoga de ação prolongada; insulina análoga de ação rápida; insulina humana; etc. Segundo o Secretário de Saúde, Ademir de Souza, “três situações merecem a atenção redobrada da Saúde: a compra de medicamentos; a prescrição dos mesmos pelos médicos e a distribuição. Estas são ações tratadas com extremo rigor e critério, para que cheguem até os pacientes mais necessitados, em termos financeiros”.

As ‘fitinhas’, como são popularmente chamadas, que veem acopladas a embalagem das canetas de insulinas, são utilizadas para o teste de glicemia caplar (medidor da taxa de açúcar). Essa taxa de açúcar do organismo deve ser controlada pelos pacientes diabéticos, através da nutrição e dieta dos alimentos enjeridos na alimentação, de forma que se evite depender apenas dos efeitos da insulina.

Nesse sentido, o diretor de Saúde do município, Orivaldo Ademir Reguin, ‘Faro’, alerta: “os pacientes com diabetes, devem adquirir hábitos mais saudáveis de alimentação e fazerem exercícios físicos, regularmente, pois com o passar do tempo, nem as insulinas mais consistentes, poderão fazer efeito para a manutenção da saúde e até da vida dos pacientes”.

48bb8a14 b3d0 415c b5bc 3ea31b242015

Pesquise no Site