Publicidade

Matão comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia do AutismoDois de abril é considerado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Desde 2007, quando foi instituído pela ONU, que define a data como marco da mobilização para mostrar que existem pessoas um pouco diferentes das outras, mas que na sua essência, são tão humanas quanto todas.

Para marcar essa data, a Prefeitura de Matão, através das secretarias da Saúde e de Educação, realizará um evento na quinta-feira (02/04), a partir das 10 horas, na praça Leônidas Calígola Bastia, no Centro da cidade.

No evento teremos apresentações do coral dos alunos do Centro Municipal de Ensino Especial para Surdos (CMEES), e também da Banda da Apae “Silvio Firmino dos Santos”. Na sequência será feita uma passeata, por pais, alunos e professores do Centrinho (Centro de Saúde Mental Infantil “Drª Maria Paula Gatti”), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CMEES, escolas COC, Anglo, Cem, E.E. “José Inocêncio da Costa”, Etec “Sylvio de Mattos Carvalho” e E.E. “Henrique Morato”. “Esta é mais uma mobilização, pois nosso intuito é conscientizar as pessoas sobre o autismo.

Matão conta com uma grande estrutura de atendimento ao autista, disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura.”, disse a secretária da Saúde, Mara Capparelli.

Para a comemoração no município, diversos parceiros estarão envolvidos. Prédios de empresas e comércio serão iluminados com a cor azul, além da Prefeitura, Centrinho, Apae, Secretaria de Educação e Cultura, Câmara Municipal, Hospital, entre outros. Além disso, comerciantes enfeitarão suas lojas com a cor azul, lembrando o consumidor sobre a data.

Escolas da cidade também abordarão o tema durante as aulas, como forma de conscientizar os alunos. “Mas é fundamental a participação da comunidade em nossa passeata, e como o azul é considerado a cor do autismo, pedimos para que no dia 2 de abril as pessoas vistam azul, ou iluminem algo de azul para chamarmos à atenção para esta causa tão importante”, explicou a coordenadora do Centrinho, a psicóloga Elaine Cristina Magni Freitas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Matão, com apoio do Supermercado Palomax e Águas de Matão.  

Pesquise no Site