Publicidade

Prefeitura retornas as ações de combate à dengue nas escolas

Ação de combate a dengue nas escolas 1A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria da Saúde, continua os trabalhos rotineiros visando combater lugares propícios para o mosquito transmissor da dengue.

Com a volta às aulas as equipes da Divisão de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, também retornam as atividades nas escolas onde são realizadas palestras, distribuição de materiais informativos e orientações, para que o aluno colabore com sua família, e consequentemente com toda a população.

Os alunos recebem orientações de como proceder em suas casas para que o mosquito Aedes Aegytip não faça da sua família a próxima vítima. As crianças aprendem a identificar as larvas, o mosquito e os locais que podem ser adequados para um possível criadouro. A equipe também orienta sobre os sintomas da doença, que são dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor nos músculos, manchas vermelhas por todo o corpo, falta de apetite, fraqueza, entre outros.

A Secretária da Saúde, Mara Capparelli, explica que os trabalhos realizados nas escolas incentivam os alunos que transmitem o que aprenderam. “Eles são nossos agentes mirins”. Primeiramente recebem todas as informações sobre a sequência da doença: focos, surgimento da larva e mosquito, a causa da doença e os riscos. Após isso, eles colocam em prática tudo o que aprenderam com a nossa equipe.”, explicou

No próximo mês as equipes voltam às escolas, dando continuidade aos trabalhos, que são feitos permanente em nosso município. Além da campanha com os estudantes, são realizadas outras ações preventivas de conscientização com a população. Agentes da área de controle de vetores visitam, diariamente, residências e empresas eliminando pontos de acúmulo de água, e colocando venenos nos recipientes e locais que as larvas do mosquito proliferam.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3383-6751 ou 3383-6752  

Pesquise no Site

Publicidade