Secretaria da Saúde destaca a responsabilidade dos pais e responsáveis na proteção dos jovens contra doenças graves.
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que não foram imunizados na faixa etária ideal, entre 9 e 14 anos. Pela primeira vez, essa nova faixa etária passa a ser contemplada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com vacinação gratuita em todo o Brasil.
Em Matão, a campanha de resgate está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com aplicação das doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A vacinação é gratuita e para receber a dose o jovem deve estar acompanhado de um responsável e apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação.
A mobilização segue até dezembro de 2025, e é uma oportunidade valiosa para que adolescentes completem sua proteção contra um dos vírus mais comuns e perigosos do mundo, o Papilomavírus Humano (HPV).
O HPV é um vírus altamente contagioso que afeta pele e mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais frequente do planeta. Existem mais de 200 tipos do vírus, alguns causam verrugas genitais, e outros estão ligados a cânceres graves, como os de Colo do útero, Ânus, Pênis, Boca e Garganta.
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, protegendo os jovens antes que comecem a ter contato com o vírus. Ela se soma ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio, mas não substituem a eficácia da imunização.
De acordo com o secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro, muitos jovens deixaram de receber a vacina entre os 9 e 14 anos. Agora, com essa nova chance, é fundamental que as famílias se mobilizem para garantir a proteção dos seus filhos. “Pais, responsáveis e a população em geral precisam estar cientes da importância da vacinação junto a outras medidas. A imunização não é apenas um ato individual, mas uma responsabilidade coletiva. Ao vacinar os jovens hoje, estamos evitando o surgimento de doenças graves no futuro e protegendo toda a comunidade”, reforça.
Locais e horários de vacinação
As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, a partir das 7h00, nas seguintes UBSs dos bairros Jardim Pereira, Jardim São José, São Judas Tadeu/ Vila Cardim, Bairro Alto, IV Centenário, Centro, Jardim Paraíso e na Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito de São Lourenço do Turvo.
Aos sábados, a UBS do Bairro Alto também oferece vacinação das 8h00 às 16h00.