Search

Limpeza do Rio São Lourenço é intensificada para evitar alagamentos

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção, iniciou os serviços de limpeza e desassoreamento do Rio São Lourenço.

A ação faz parte da gestão do sistema de limpeza urbana e integra o planejamento de medidas preventivas contra inundações, contribuindo também para a preservação dos recursos hídricos do município.

A remoção dos sedimentos é realizada todos os anos durante o período de estiagem, justamente para minimizar os riscos de alagamentos nos períodos de chuvas intensas e melhorar o escoamento das águas pluviais.

O prefeito Cido Ferrari destaca que é que a colaboração da população é essencial neste trabalho. “Alguns dos resíduos que as esquipes encontram no leito do Rio são descartados de forma incorreta nas ruas, nos terrenos baldios ou diretamente nos córregos. Esse lixo acaba sendo carregado pela chuva e desce até o rio, e esta poluição interfere no assoreamento e no curso da água pelas tubulações. Por isso, pedimos a todos que façam sua parte, descartando o lixo corretamente, utilizando os PEV’s e contribuindo para a preservação do nosso rio.

As equipes já concluíram os serviços no trecho compreendido entre as proximidades da Rua José Artimonte e a Avenida São Paulo, e executarão a limpeza até a rotatória da Avenida Padre Nelson com a Rua São Lourenço. No local, parte da frota municipal de retroescavadeiras, caminhões e tratores, foi mobilizada para a retirada de grandes volumes de terra, vegetação e outros materiais acumulados no leito e nas margens do rio.

Segundo a Secretaria, os caminhões-caçamba já foram preenchidos mais de 300 vezes com sedimentos, sendo que cada veículo tem capacidade para transportar, em média, entre 8 e 12 toneladas de materiais.

“Com o tempo, esses sedimentos vão enchendo o fundo do rio, diminuindo sua profundidade e capacidade de escoamento da água. Isso pode causar problemas como enchentes, alagamentos e demais impactos. Portanto, o desassoreamento tem como objetivo retirar esse material acumulado para restaurar o fluxo natural do rio, melhorar a drenagem e preservar o meio ambiente. ”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Manutenção, Geraldo Lesbão Meira, o Mineiro.