Infelizmente, uma Onça Parda de grande porte, morreu por atropelamento na manhã deste sábado (06/09) na altura do quilômetro 313+500 metros no Município de Matão.
Um Policial teria avistado o animal caído no acostamento, acionando rapidamente a Concessionaria que administra a rodovia para fazer a retirada da onça morta.
A Washington Luís, por cortar uma região com áreas de mata e plantações, como os canaviais, acaba sendo uma rota de risco para animais como a onça-parda, que se deslocam em busca de alimento, água ou novas áreas.
As concessionárias e órgãos responsáveis têm buscado formas de mitigar o problema, mas a conscientização dos motoristas sobre a importância de dirigir com atenção, é o que prevalece.
Por que as onças-pardas são atropeladas?
* Fragmentação do Habitat: A expansão urbana e agrícola leva à divisão do habitat dos animais por rodovias, forçando-os a atravessar estradas para se alimentar ou se reproduzir.
* Aumento do Tráfego: O crescimento do fluxo de veículos aumenta a probabilidade de colisões com a fauna silvestre.
* Falta de Medidas Preventivas: Em alguns trechos, a ausência de cercas, passagens subterrâneas (faunodutos) ou aéreas para animais pode agravar o problema.
* Adaptação ao Ambiente: Onças-pardas, por exemplo, se adaptaram a viver em áreas de plantações, como os canaviais, o que aumenta o risco de encontros com veículos. Fotos cedidas por Maury Jr. (Matão-Urgente).