A Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, promoveu mais uma capacitação técnica voltada aos profissionais de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS).A capacitação teve como tema principal o “Agosto Dourado”, campanha que destaca e incentiva a importância do aleitamento materno.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida. Após esse período, a amamentação deve continuar, em conjunto com outros alimentos, até pelo menos os 2 anos de idade.
O evento aconteceu na terça-feira (12), na sede da OAB de Matão e reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde de Matão. A palestra de abertura abordou o tema “Puericultura na Enfermagem”, apresentada pela enfermeira Vanessa Saraiva Carvalho Graziosi.
Na sequência a fonoaudióloga Thais Baldan de Camargo falou sobre o “Aleitamento Materno”, e trouxe algumas atualizações e reforçando sobre os benefícios da amamentação e os cuidados essenciais no puerpério, com foco no papel da equipe multiprofissional no apoio às mães.
Além disso, a programação ainda incluiu outro tema complementar sobre o “Cofinanciamento Federal do Piso da APS com ênfase nos indicadores infantis”, ministrada pela enfermeira Viviane Rocha.
De acordo com o Secretário da Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro, a iniciativa integra as ações de capacitação contínua dos profissionais da saúde pública de Matão. “Esta ação faz parte de um ciclo de educação permanente que será desenvolvido ao longo do ano, com o objetivo de manter os profissionais atualizados diante dos desafios da saúde pública e de aprimorar os indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no município. A formação contínua é essencial para garantir um atendimento cada vez mais qualificado aos usuários do SUS e, neste caso, reforçar com as mães atendidas em nossas unidades, sobre a importância da amamentação”, destacou o secretário.
A campanha “Agosto Dourado” é celebrada anualmente no Brasil está alinhada com os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por representar o leite materno como um “alimento de ouro”, essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês. Por Assessoria de Imprensa!