Publicidade

Dolomita ganha cores vibrantes para tapetes de Corpus Christi

DSC 3225Matão se prepara para receber cerca de 80 mil turistas na 71ª edição da tradicional festa religiosa que acontece no dia 20 de junho.

O Corpus Christi 2019 está se aproximando e a Prefeitura de Matão, em conjunto com as Paróquias do município, começou os preparativos para receber em média 80 mil turistas na celebração da 71ª edição desta tradicional festa religiosa.

Para este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu como tema“Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. Doze tapetes serão confeccionados nos quarteirões do Centro da cidade em formato de cruz no dia 20 de junho.

Os trabalhos de tingimento da dolomita (carbonato de cálcio) estão em andamento no barracão da antiga Estação Ferroviária, sob a supervisão do diretor da divisão de Formação Cultural do Departamento de Cultura, João Bento (Cucão). Segundo ele, o objetivo é finalizar em breve o tingimento de cerca de 60 toneladas de dolomita em cores vibrantes para atender a demanda da confecção dos tapetes ornamentais. "Os desenhos foram recebidos com antecedência e isso facilitou os trâmites. Estamos preparando tonalidades de acordo com os desenhos apresentados pelas Paróquias e, com certeza, teremos uma ornamentação maravilhosa que dará vida ao trajeto da procissão”, cita Cucão.

Sebastião Trigo, secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude,  reforça que providências quanto a infraestrutura para a realização desta tradicional festa religiosa no município, como por exemplo segurança de locais e de munícipes, instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, dentre outras demandas estão sendo cuidadas e, em tempo hábil, tudo estará pronto. “Matão é um município que se destaca por seu turismo religioso. Com certeza esta será uma festa maravilhosa”, enaltece Trigo.

O Departamento de Cultura está organizando as atrações para o “Palco Cultura”, que receberá artistas locais e da região para se apresentarem. Na oportunidade, haverá a Feira Regional de Artesanato na praça 'Dr. Leônidas Calígola Bastia'. Já nas imediações do coreto, as entidades filantrópicas da cidade realizarão a tradicional Praça de Alimentação.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, salienta que a Casa da Cultura sediará a exposição da artista plástica Yolanda Geuer Castel, que será homenageada este ano pelo projeto “Artista da Rua”, em virtude de sua história de vida e relação com o município. A visitação permanece durante o mês de junho e julho de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Marangoni completa dizendo que o prefeito Edinardo Esquetini se mostra satisfeito com os trabalhos para a 71ª Festa de Corpus Christi. “Esta é uma festa turística reconhecida nacional e internacionalmente. Para tanto, o prefeito Esquetini, junto com a equipe de Governo e Conselho Gestor, está empenhado para que esta celebração seja permeada pelo zelo, segurança, beleza, entretenimento e, assim, manter o principal intuito dos festejos que é a alegria”, finaliza.

Pesquise no Site