Adesão ao Programa ‘Mais Saúde com Agente’ do Governo Federal, permitiu que o município formasse 91 pessoas, em: Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE).
Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Matão, e assim ampliar a formação dos agentes de saúde e combate às endemias, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, se inscreveu no Programa Mais Saúde com Agente, oferecido pelo Governo Federal. Dessa forma 91 agentes de endemias e de saúde realizaram os cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE).
“Consideramos importante o aperfeiçoamento sobre o trabalho, pois traz benefícios a população de modo geral, cuidando da manutenção da limpeza, através do controle de vetores, e assim garantindo a saúde de todos”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
O curso técnico de um ano, com 1970 horas/aula, teve início em outubro de 2024, com previsão de término para janeiro de 2026, quando ocorrerá a certificação. Os agentes receberam aulas no modelo Ensino a Distância (EAD) e presenciais. A partir desde ano, quatro profissionais da rede municipal de saúde assumiram a mediação das aulas: Renata Cândido (enfermeira, USF da Vila Guarani); Raliane T. A. de Moraes (enfermeira do USF Pq. Aliança); Priscila Carmo (enfermeira, USF Jdm. Popular); e, Marines Mendonça Nunes (enfermeira USF Nova Cidade).
Durante um ano, em parte do horário de trabalho, os agentes de Endemias, bem como os de Saúde adquiriram conhecimento técnico sobre temas importantes: Saúde Ambiental; Vulnerabilidade Social; Vigilância Epidemiológica; Noções básicas de Saúde; Ética profissional; Relações interpessoais; Política Nacional de Educação permanente e Educação popular; Compreendendo os conceitos de equidade de raça, etnia, sexualidade e gênero para o trabalho do agente de Saúde; ‘Saúde Mental na Atenção Básica’; Organização e Atenção a Saúde e Intersetorialidade; Geoprocessamento em Saúde, por território; e SUS território; entre outros ‘Componentes Curriculares’.
Para o secretário de Saúde, Orivaldo Reguin (Faro), “a qualificação técnica dos agentes, aumenta o conhecimento e automaticamente melhora os resultados da atuação deles, porque adquiriram mais habilidades e competências, o que vem contribuir com o processo de prevenção a saúde, o qual estamos desenvolvendo em Matão”, avaliou.
Especificamente para os agentes da Vigilância e Controle de Vetores, o curso potencializa a atuação técnica do trabalho, pois enfrentam nos territórios (bairros, rios, córregos) diversos problemas, como por exemplo: encontram lixo destinado de forma irregular; animais peçonhentos (escorpiões); animais silvestres (lagartos, cobras, gambás); etc. A tarefa deles é fiscalizar e orientar, em relação a importância em manter a limpeza, destinando corretamente o lixo doméstico e cuidando de seus quintais. Posteriormente se faz necessário realizar o tratamento intersetorial, os encaminhamentos, na busca pela resolução do problema enfrentado.
Conforme Adriana Pedro Antônio, gerente da Vigilância e Controle de Vetores, “é importante liberar os agentes para a realização do curso, pois os resultados são transformados em uma melhor qualidade de atuação deles, notificando os problemas encontrados nos territórios para a resolutividade”, conclui.
COMPONENTES CURRICULARES DOS CURSOS: Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE).
1. Introdução ao curso: novos modos de aprender
2. Ética Profissional e Relações Interpessoais
3. Políticas de Saúde, Política Nacional de Atenção Básica, Política Nacional de Vigilância em Saúde no Brasil – Redes de Atenção
4. Política Nacional de Educação Permanente e Educação Popular
5. Compreendendo o processo saúde doença
6. Noções de microbiologia e parasitologia
7. Noções de epidemiologia, monitoramento e
8. Doenças emergentes e reemergentes na realidade brasileira
9. Abordagem Familiar no território da APS
10. Compreendendo os conceitos de equidade em sexualidade e gênero para o trabalho dos agentes de Saúde
11. Compreendendo os conceitos de equidade de raça e etnia para o trabalho
12. Fundamentos do Trabalho do Agente de Saúde
13. Saúde mental no Contexto da Atenção Básica
14. Saúde Bucal no contexto da Atenção Básica
15. Organização da Atenção à Saúde, Intersetorialidade
16. Geoprocessamento em Saúde, cadastramento e territorialização: App e SUS território
17. Atuação em Equipe Multiprofissional e interprofissionalidade
18. Planejamento, organização do processo de trabalho
19. Educação e comunicação em saúde
20. Cuidado e promoção da Saúde
21. Saúde digital, Sistema de informação em Saúde, Uso de Prontuário Eletrônico e Ferramentas de Apoio, ao registro das ações dos agentes de saúde
22. Agroecologia, Hortas Comunitárias, e segurança Alimentar (eletiva)
23. Saúde dos Povos dos campos, das flores e das águas (eletiva)
24. Noções de Primeiros Socorros
25. Saúde Ambiental
26. Fundamentos das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Saúde do Trabalhador e Ambiental
27. Vigilância e controle de zoonoses, arboviroses e combate a animais peçonhentos
28. Riscos, Vulnerabilidade e riscos a saúde da população e ao Meio Ambiente
 
				 
															 
								 
								 
								 
								 
								