Publicidade

Dia Mundial do Câncer chama atenção para escolhas saudáveis

Aurélio Julião oncologista responsável pelo InORP que atua localmente em parceria com o Hospital de Matão no tratamento do câncer 1Dr. Aurélio Julião, oncologista responsável pelo InORP, que atua localmente em parceria com o Hospital de Matão no tratamento do câncer

O simples ato de fazer escolhas saudáveis no dia a dia é capaz de prevenir até um terço dos casos de tumores, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Este é o mote da campanha que marca o Dia Mundial do Câncer 2015, celebrado nesta quarta-feira (04/02).

A data busca a conscientização sobre a doença, disseminando informações e estimulando debates de temas, como fatores de risco e formas de prevenção. No Brasil, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que, até o final deste ano, 580 mil novos casos da neoplasia sejam diagnosticados.

Para o oncologista do InORP (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto) – que atua em Matão junto ao Serviço de Oncologia do Hospital 'Carlos Fernando Malzoni' -, Aurélio Julião de Castro Monteiro, saber que uma rotina de hábitos saudáveis ajuda na prevenção e no combate ao câncer é o primeiro passo a ser dado.

“Temos visto diferentes estudos e estatísticas que mostram o aumento de casos da doença associados à má alimentação. Mas antes de adotar uma vida saudável, temos que estar convencidos dos benefícios que isso proporciona e, para isso, é preciso conhecimento”, ressalta.

O especialista orienta controlar a quantidade e a qualidade do que é consumido e associar a isso a prática de exercícios ao menos cinco vezes por semana.

Combate

Na prática, o combate ao câncer refere-se ao tratamento da neoplasia, enquanto prevenção remete a medidas que possam evitar o desenvolvimento do tumor ou que facilitem sua detecção precoce, com aumento de chances de sucesso terapêutico. “Apesar dos significados diferentes, ambos têm um objetivo em comum – o controle da doença”, explica Aurélio Julião.

As medidas de combate mais comuns são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. Contudo, a demanda por cuidados precoces está crescendo rapidamente devido ao aumento e ao envelhecimento populacional, aos novos estilos de vida e a fatores como poluição ambiental, tabagismo e obesidade.  

Pesquise no Site