A partir desta semana, pais e responsáveis por bebês prematuros e crianças com comorbidades específicas, que tenham recomendação médica, já podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar a imunização que protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal responsável por infecções respiratórias graves nos primeiros meses de vida, como bronquiolite e pneumonia.
O imunizante, que passou a ser ofertado recentemente pelo Ministério da Saúde, é direcionado exclusivamente a públicos considerados mais vulneráveis às complicações da doença.
Têm direito à proteção recém-nascidos prematuros, que chegaram a idade gestacional de até 36 semanas e seis dias, e crianças de até 23 meses que apresentem comorbidades específicas. Entre as condições contempladas estão cardiopatia congênita, síndrome de Down, broncodisplasia pulmonar, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas, além de outras situações clínicas que aumentam o risco de evolução para quadros graves.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais responsáveis por internações de bebês, especialmente durante os períodos de maior circulação de vírus respiratórios. A bronquiolite, inflamação dos bronquíolos, é a manifestação mais comum e pode provocar chiado no peito, dificuldade para respirar, febre e queda no estado geral da criança. Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia e demandar hospitalização.
Ao comparecer na UBS, os pais e responsáveis devem apresentar os documentos da criança e, nos casos de bebês que possuam comorbidades, também é exigido um laudo ou pedido médico que comprove a condição clínica e a necessidade da proteção.
“Destacamos que a aplicação do imunizante ocorrerá somente após a solicitação dos pais ou responsáveis e a avaliação das condições clínicas da criança, conforme os critérios já estabelecidos. Portanto, a dose não está prontamente disponível para aplicação em nossas unidades. O envio ao município é realizado apenas após a formalização do pedido e a confirmação da elegibilidade pela equipe de saúde”, explica a enfermeira Lucele Schiavetto.
Atendimentos UBS’s
As Unidades Básicas de Saúde de Matão atendem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h00 e estão localizadas nos bairros Jardim Pereira, Jardim São José, São Judas Tadeu/ Vila Cardim, bairro Alto, IV Centenário, Centro, Jardim Paraíso e na Unidade de Saúde da Família (USF) no Distrito de São Lourenço do Turvo.
Aos sábados, a UBS do Bairro Alto atende das 8h00 às 16h00.
