Mais de 5.500 mil alunos retornam as aulas nas escolas mantidas pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, neste início de fevereiro de 2026.
Nos dias 04, 05 e 06, os professores da Educação Infantil participarão de encontros para formação continuada e planejamento. Então as crianças voltam às aulas no dia 09 de fevereiro. Já os professores do Ensino Fundamental, Médio e EJA farão planejamento em 04 e 05, sendo que os alunos retornam no dia 06 de fevereiro.
“Desejamos aos alunos, professores e educadores um excelente ano de desenvolvimento, através do estudo, do ensino e da aprendizagem, com muita união e harmonia entre todos, para que possamos superar o sucesso dos anos anteriores”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, esse ano o período de adaptação ficou menor: na 1ª semana será para todas as crianças e na 2ª semana para os mais novos, que iniciam na Educação Infantil, e que choram, por isso necessitam de mais atenção e cuidado, já que o período de adaptação é um processo individualizado e gradual.
“É um período de acolhimento, de trabalhar a ansiedade da criança em relação à ausência dos familiares e convivência com os educadores. A adaptação é um processo delicado que refletirá no bem-estar da criança e na confiança dos pais na unidade de educação infantil”, explica a secretária da pasta Adreana Paula Santana.
As crianças que já frequentam a unidade passam pela adaptação do retorno e de novos educadores. O período vai sendo avaliado pelo (a) diretor (a) e coordenador (a) pedagógico (a) para avaliar e promover a permanência da criança durante todo o período.